Dia de Ashurá

Ashurá é o décimo dia do primeiro mês do calendário lunar islâmico, o mês de Muharam, este dia é chamado de Ashurá pelos muçulmanos, este nome tem como origem a palavra “Ashr” que significa dez em árabe, uma referencia ao dia por ser o décimo dia do mês.


A importância deste dia:
Neste dia Allah salvou os Judeus concedendo a Moisés o grandioso milagre de abrir o mar em dois, salvar o seu povo, e afogar o injusto opressor Faraó.

O valor e a recompensa relacionados à este dia para os muçulmanos:

Foi citado pelo Imam Bukhari em seu livro (Sahih) que Aisha (R.A.) disse: “O dia de Ashurá era” um dia em que kuraish (tribo do profeta Mohammad SAAWS) jejuava na época da ignorância –era pré Islâmica–, o profeta SAAWS –antes do Islam– jejuava, e após imigrar para Medina jejuou e ordenou os muçulmanos que o jejuassem também, então quando nos foi prescrito o jejum do mês do Ramadan, disse que quem quisesse que jejuasse o dia de Ashurá e quem não quisesse que não”. Também foi citado em alguns livros de grandes sábios islâmicos em um Dito de Ibn Abbas (R.A.) onde disse que o profeta SAAWS quando chegou a Medina encontrou os judeus jejuando o dia de Ashurá, então perguntou: “por que o jejum?” E lhe responderam: Este foi o dia em que Deus salvou os filhos de Israel, e Moisés (A.S.) jejuava este dia. Então o profeta SAAWS respondeu: “Nós temos mais direitos em sobre Moisés” e também jejuou este dia e ordenou aos muçulmanos que o jejuassem também.


Logo com a prescrição do jejum obrigatório no mês do Ramadan para nós muçulmanos o jejum no dia de Ashurá ficou como uma adoração não obrigatória como alguns outros dias do ano, mas com um diferencial que o destaca, que seria a recompensa relacionada ao jejum neste dia em específico que foi mencionada pelo profeta Mohammad SAAWS de acordo ao que foi narrado por Muslim. Ele SAAWS disse: “O jejum no dia de Ashurá perdoa todos os pecados do ano passado”. – Citado por Muslim -.
Os muçulmanos somos têm em suas praticas religiosas o principio de sempre se diferenciarem daqueles que não seguem a crença Islâmica, e não praticam nada que não esteja em acordo com os ensinamentos do profeta Mohmmad SAAWS,  sendo essa uma tradição também de outros credos além do nosso, nos é recomendado jejuar junto ao dia de Ashurá um outro dia pegado, podendo ser ele o dia anterior ao dia de Ashurá, ou o dia posterior, assim que o mais correto seria jejuar dois dias seguidos, podendo ser eles os dias 9 e 10 do mês de Muharam, senão os dias 10 e 11 de Muharam.

Este ano de 2015, o dia de Ashurá corresponderá ao Sábado, 24/10/2015.


Peço a Allah que nos beneficie com a boa pratica, com o afastamento de tudo aquilo que não O agrada, e que Allah aceite o nosso jejum neste dia. Allahuma Amin!

 

 

Amin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *