A Ablução Simbólica ”Tayammum”

A purificação é uma condição fundamental, e a água é o meio essencial para realiza-la, mas se não houver água no lugar aonde residir, ou pôr onde estiver viajando, ou mesmo havendo, se a pessoa estiver doente e for prejudicial o seu uso,ou a água esteja contaminada, etc…

Deus estabeleceu um substituto para as abluções, o ”tayammum”, onde se emprega, ao invés de água, uma pedra, areia ou um punhado de terra limpa, está é uma facilidade concedida, pela preocupação com as pessoas, e um sinal da importância da purificação.

Diz Deus no Alcorão Sagrado surata 5 versículo 6:

”Ó crentes ! Sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o vosso rosto, as mãos e os antebraços, até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas, e lavais aos pés, até aos tornozelos. E quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de lugar escuso ou houverdes tocado as mulheres, e não encontrardes água, recorrei a terra limpa e esfregai, com ela vossos rostos e mãos. Deus não deseja vos impor carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.”

O ”tayammum”, é um purificação por meio da terra, que substitui a água, para o muçulmano, no caso dela não estar disponível. Não é o propósito do ”tayammum” cobrir o rosto e as mãos de pó, pelo que se após feito o ”tayammum” restar algum vestígio de terra nas mãos pode-se soprá-la.

Na verdade o propósito do ”tayammum” é o de fazer algo que compense as abluções, para que ninguém possa abster-se de fazer as orações nas horas determinadas e nem se acostume a postergá-las ou fazê-las com relaxamento, com a desculpa de não ter encontrado água.

O ”tayammum” foi estabelecido para os casos de grande necessidade, as almas crentes o aceitam com total tranqüilidade de espírito, e o consideram uma concessão generosa de Deus a está nação, que veio para facilitar o cumprimento das obrigações religiosas.

 

Como se Faz o Tayammum

Quando houver falta de água para as abluções, impõem-se o ”tayammum”, escolha uma terra, pedra ou areia que sejam limpas, ou seja sem vestígios de impureza.

Tenha em mente a intenção de praticar a ablução, diz-se:

”Bismillahir Rahman Rahim”

”Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso !”

t1.gif (3067 bytes)

figura 01

Põe-se as mãos abertas com os dedos bem esticados, sobre a terra, figura 01.

t2.gif (4027 bytes)

figura02

Espalma-se, assim, a terra , levantando as mãos rapidamente e soprando o resto de poeira, figura 02.

t3.gif (4340 bytes)

figura 03

 
Em seguida passa-se as duas mãos pelo rosto, figura 03.
 
t4.gif (2980 bytes)
 
 
t4.gif (2980 bytes)
 
figura 04
 
Em seguida passa-se uma mão sobre a outra, até a altura dos pulsos, figura 04.
Graças a está simples operação pode-se realizar a oração, como se tivesse sido feitas as verdadeiras abluções, se ao se levantar de manhã a pessoa achar que está impura e não encontrar água, deve fazer o ”tayammum” conforme foi ensinado, e isto será suficiente, como se tivesse feito as abluções.
Devemos ter sempre no coração, a intenção de estarmos nos purificando, e pronunciar o nome de Deus, enquanto se estiver fazendo o ”tayammum”.
As regres do ”tayammum” são as mesmas, que as da ablução, porém, se anulam quando encontramos água, com o mesmo ”tayammum” pode-se fazer o número de orações obrigatórias ou voluntárias que se queira, até que aconteça algo que o anule ou que se encontre água.
Como Se Fazer a Ablução ”Wudhu”
Facebook

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Panel