A etiqueta para a oração de sexta-feira

“Ó fiéis, quando fordes convocados para a Oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.” (62:9)

Purificação e limpeza

A pessoa que tenciona fazer o Salat al-Jumuah é grandemente encorajada a fazer o ghusl (banho completo ou chuveirada). A maioria dos exegetas é de opinião que o ghusl para o Salat al-Jumuah não é obrigatório e sim recomendado (sunnah). O ghusl é feito antes da primeira oração da manhã, Fajr. Também, se a pessoa faz o ghusl e mais tarde, por qualquer motivo, invalida sua ablução, o ghusl não precisa ser repetido, bastando apenas a ablução (wudu). Além do mais, o banho completo (ghusl) pode ser usado para remover resíduos sexuais (janabah) e para a Salat al-Jumuah.

Ir cedo para a mesquita (masjid)

Há uma grande recompensa em chegar cedo à mesquita para o Salat al-Jumuah, que começa logo após o meio-dia. Ao assim fazer, a pessoa é recompensada por esperar pela oração, fazendo dhikr (recordação de Deus) e preces voluntárias durante o tempo de espera. Abu Umamah narrou que o Mensageiro de Deus (SAW) disse “os anjos sentam-se às portas das mesquitas, com rolos de pergaminho, onde registram as pessoas (que chegam). Quando o Imam aparece, os pergaminhos são enrolados.” Perguntaram a Abu Umamah se “aquele que chega depois do Imam, ainda assim faz o Salat al-Jumuah“, e ele respondeu “Certamente, mas ele não será um daqueles cujo nome foi registrado (como tendo chegado cedo).” (Ahmad e al-Tabarani)

Vestir-se bem para o Salat al-Jumuah

Esta é uma hora especial que exige que os muçulmanos se apresentem da melhor forma possível. Portanto, o crente deve usar sua melhor vestimenta para o Salat al-Jumuah. O Profeta (SAW) disse: “Se a pessoa tiver posses, deve comprar duas mudas de roupa, além de suas roupas de trabalho ou de uso diário, para vesti-las na sexta-feira.” (Abu Dawud)

Praticar tahiyyat al-Masjid

Se a pessoa chegar tarde para a Oração da Sexta-Feira, enquanto o Imam estiver proferindo o sermão (khutbah), deve fazer duas rak’ahs da tahiyyat al-Masjid (oração de cumprimento à mesquita) ou sentar-se e simplesmente omitir? A opinião mais forte, baseada em hadith do Profeta (SAW), é para fazer tahiyyat al-Masjid: “Se um de vós chegar à mesquita, deve fazer duas rak’ahs antes de se sentar.” (Al-Bukhari e Muslim)

No entanto, tahiyyat al-Masjid não é exigida para a pessoa que estiver fazendo o sermão. Por outro lado, esta exigência está restrita apenas às orações que são feitas na mesquita.

Outras etiquetas da Salat al-Jumuah:

1. Ir caminhando para a mesquita sempre que possível, porque para cada passo dado há uma recompensa.
2. Evitar passar por cima das pessoas com o objetivo de conseguir um lugar melhor na mesquita.
3. Evitar se sentar entre duas pessoas que já estavam juntas antes.
4. Não tirar o lugar de alguém que já estava sentado.
5. Não apertar a mão do irmão ou estalar os dedos enquanto espera pela oração.
6. Sempre que possível, sentar-se nas primeiras filas e próximo ao Imam.
7. Permanecer em silêncio durante o sermão (khutbah) do Imam. Na verdade, isto inclui ouvir o Imam e não se distrair enquanto ele fala.
8. Ir para a mesquita com calma e não apressadamente.
9. Recitar a surah al-Khaf (18), porque, segundo um hadice autêntico “aquele que recita a surah al-Khaf na sexta-feira receberá uma luz a partir desse dia em diante.” (Al-Bayahaqi e Al-Hakim). A surah pode ser recitada a qualquer hora do dia.

De fato, Salat al-Jumuah é um dos atos de adoração mais importantes do Islam. O Profeta (SAW) descreveu as bênçãos e benefícios esplêndidos que Deus concede aos muçulmanos que praticam este ato grandioso. Sabendo como é importante esta oração aos olhos de Deus, os muçulmanos devem procurar praticá-lo da melhor forma possível, com empenho e sacrifício por conta desta oração.

Jamaal al-Din Zarabozo
Extraído do AlJumuah Magazine (vol.8, #4)

Fonte: sbmrj.org.br

Share on facebook
Facebook

Deixe uma resposta

Close Panel