Orações do ‘Id (Salatul ‘Idain)

ORAÇÕES DO ‘ID (SALATUL ‘IDAIN)

A oração do ‘Id é fortemente recomendada e é uma tradição importante no Islam, da qual o Profeta (que a paz esteja com ele) jamais se descuidou. Foi narrado que ele ordenou homens, mulheres e crianças a realizarem a oração do ‘Id. Até as mulheres menstruadas são estimuladas a participarem do ‘Id mas devem manter-se afastadas do verdadeiro local de oração.

PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO DO ‘ID

É altamente recomendável fazer a ablução maior (banho correto ou ghusl), vestir as mais belas roupas e usar os melhores perfumes. O Profeta (que a paz esteja com ele) costumava fazer assim. Há uma tradição que diz que a pessoa deve comer algo, de preferência tâmaras, antes de ir para a oração do ‘Id ul Fitr e não comer nada antes da oração do ‘Id ul Adha.

HORA DA ORAÇÃO

O momento para o ‘Id ul Adha.é quando o sol tenha se levantado a dois metros acima da linha do horizonte e para o ‘Id ul Fitr é quando o sol esteja a três metros acima da linha do horizonte. As orações do ‘Id não podem ser proferidas após o meio-dia.

LOCAL

O melhor é realizar as orações do ‘Id em local ou chão aberto desde que não haja empecilho, tais como chuva ou mau tempo. O Profeta jamais fez as orações do ‘Id dentro da mesquita exceto uma única vez devido à chuva.

SEM AZAN, SEM IQAMAH

Não há Azan nem Iqamah para as orações do ‘Id.

REALIZAÇÃO DAS ORAÇÕES DO ‘ID

As orações do ‘Id consistem de duas rak’a com doze takbir (Allahu Akbar), sete na primeira rak’a e cinco na segunda. Na primeira rak’a, logo após o takbiratul Ihram, dizer sete takbir levantando as mãos em cada takbir e quando acabar as takbir continuar com a oração da forma usual (ler al-Fatiha e uma surata em voz alta). No começo da segunda rak’a dizer cinco takbir da forma usual. Não há um Dhikr especial entre takbir – pode-se dizer Subhanalla Walhamdu Lillahi Wa Laa Ilaha Illallahu Wallahu Akbar.

KHUTBA

Depois do salat, o imam deve proferir a khutba como os sermões das sextas-feiras. No entanto, imam Nawawi e outros sábios dizem que a khutba do ‘Id não é dividida em duas partes com um período para sentar entre elas.

A VOLTA PARA CASA

Ao voltar para casa após o salat, recomenda-se tomar um caminho diferente daquele que foi tomado para dirigir-se à oração.

TAKBIR

Recomenda-se fortemente repetir em voz alta (a) Allahu Akbar, a caminho do salat e enquanto se espera pelo imam; (b) repetir Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha illa Allahu, wa Allahu Akbar, wa lillahi-l-hamd após cada oração congregacional, começando com o fajr (a oração do amanhecer) no dia de Arafat (nono dia do mês Dhul Hijja), até o ‘asr (oração da noite) no último dos Dias de Tashriq (o décimo terceiro dia de Dhul Hijja).

Para os peregrinos, o começo é o dhur (oração do meio-dia) do Dia de Nahr (décimo dia de Dhul Hijja) Está claro que este takbir se aplica somente ao ‘Id ul Adha, enquanto o primeiro se aplica a ambos.

ZAKATUL FITR

Zakatul Fitr é obrigatório para todo muçulmano, seja homem ou mulher, adulto ou criança. Deve ser distribuído antes da oração do ‘Id. Todos que tiverem economias que ultrapassem a alimentação de sua família e a própria por um dia e uma noite, deve doar dois dólares por si e por todos que ele cuida. Zakatul Fitr significa purificar o jejum (saum) e fazer com que todos na sociedade fiquem felizes e satisfeitos – ricos e pobres igualmente – assim ninguém deve passar fome neste dia. Então, ele é um exemplo magnífico da justiça social abrangente no Islam.

O SACRIFÍCIO DO ABATE (udhhiya)

Udhhiya, ou o sacrifício do abate no ‘Id ul Adha é uma tradição fortemente recomendada. Mostra que o muçulmano é um servo comprometido com Allah e obediente a Ele e está sempre pronto a sacrificar tudo, até mesmo a própria vida, em nome de Allah. Udhhiya é uma representação e recordação do grande sacrifício que o Profeta Abraão submeteu a Deus, quando tentou sacrificar seu próprio filho, Ismael, para atender à ordem de Allah Todo Poderoso.

São as seguintes as condições essenciais para o sacrifício:

1. o nome de Allah (Bismillahi Allahu Akbar) deve ser dito enquanto se mata o animal;

2. udhhiya não pode ser feito antes da oração do ‘Id. Deve ser feito imediatamente depois das orações ou nos três dias após o ‘Id: Dhul Hajj 11, 12, 13.

3. udhhiya pode ser um bode, um carneiro, uma vaca, um touro, um búfalo ou um camelo, de qualquer sexo. O animal prenhe não deve ser abatido. Sete pessoas podem partilhar quatro animais.

4. A carne do animal abatido deve ser divido em três partes. É fundamental que um terço da carne seja doada ao pobre e ao necessitado como presente. Um terço deve ser dado a amigos e parentes e o restante deve ficar para a própria pessoa.

5. Para aquele que pretender fazer o abate, é parte da sunnah não raspar o cabelo ou aparar as unhas após a lua do mês Dhul Hajj ser vista e até a hora do abate. (Sahih Muslim)

A ALEGRIA NOS DIAS DE ‘ID

O Islam nos recomenda apreciar a vida com todos os meios lícitos de satisfação. O espírito islâmico de alegria e fraternidade se torna mais evidente principalmente no período do ‘Id. Deste modo, o Islam nutre as aspirações espirituais da humanidade juntamente com suas capacidades físicas. Nesses dias, todos devem se sentir felizes com suas esposas, filhos, irmãos e irmãs muçulmanos. Devem mostrar consideração mútua trocando presentes, trazendo um sorriso no rosto e expressando amor e afeição sinceros para mostrar os laços de verdadeira fraternidade que provém da crença em Allah. Todos os muçulmanos devem guardar sentimentos fraternais em seus corações uns pelos outros, evitar falar pelas costas, acusar uns aos outros e provocar a desorganização na comunidade muçulmana. Estes são dias em que devemos glorificar os símbolos de Allah e observar Seus sinais para ter compaixão em nossos corações.

Associação dos Estudantes Muçulmanos dos Estados Unidos e Canadá

Reimpressão permitida

Fonte: sbmrj.org.br

Facebook

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close Panel