Allah seja louvado agraciou o Homem com a dádiva de ter filhos, um presente que Allah, se orgulha por tê-lo dado aos pais.

Se o filho cresce de forma boa e adequada, então a graça se torna dobrada e merece total agradecimento ao sublime criador. Os filhos também são meios para que os pais ganhem recompensas de Allah, pelo sofrimento de criá-los, cuidá-los e educá-los.

Partindo deste princípio, o Islam incentivou a busca dos bons filhos. Numa passagem do Alcorão sagrado o profeta Zacarias disse: “Oh Allah agracia-me com bons descendentes, tu és o ouvidor da oração”. Outra súplica no Alcorão dita pelos servos de Allah diz: “Aqueles que dizem Oh Allah, dê para nós por meio de nossas esposas e de nossos filhos, descendentes que sejam o frescor de nossos olhos e faça de nós lideres dos crentes.”

Uma das maiores responsabilidades dos pais segundo o Islam, é escolher a esposa, isto é, a futura mãe de seus filhos. Essa esposa tem que ter a fé forte e o temor de Allah no coração, para que ela consiga cuidar e educar seus filhos até que eles cresçam e se tornem bons homens e boas mulheres e estes, por sua vez, se orgulhem pela mãe que têm, ao longo de suas vidas.

Disse Abul Assuad Aduáli – um sábio árabe – para seus filhos: “ Eu fiz o bem para vocês em todas as fases de suas vidas, mesmo antes do nascimento de vocês!” então eles perguntaram: “ Como antes do nosso nascimento?” Ele respondeu: “Eu escolhi para vocês uma mãe digna, na qual ninguém poderá ofendê-los por causa ou através de qualquer ato dela!!”

Certa vez um homem veio ao companheiro Omar(que Allah esteja comprazido com ele) reclamando a desobediência de seu filho. Omar disse ao filho do homem: “Você não teme a Allah ao desobedecer a seus pais?” O rapaz respondeu: “O filho não tem direito perante os pais?” Omar disse: “O seu direito, ou seja, o direito do filho, perante o pai, é que o pai deve escolher a sua mãe antes de que este nasça, escolher um bom nome para ele e ensiná-lo algo do Livro Sagrado.

Disse o rapaz para o companheiro Omar: “Meu pai não teve o bom senso ao escolher minha mãe, não escolheu um bom nome para mim e não me ensinou nada sobre o Livro Sagrado.”

O companheiro Omar olhou para o pai, daquele rapaz, e disse a ele: “Você ofendera seu filho bem antes te ofender.”

Uma das responsabilidades dos pais é educar seus filhos, fazê-los gostar de Allah, de seu profeta e decorar Alcorão, de acordo com o dito do profeta: “Eduquem seus filhos de acordo com 3 pontos principais. São eles: gostar do profeta, de seus descendentes e recitar o Alcorão”.

Pois, no dia do juízo final, aqueles que decoram o Alcorão, estarão na única sombra do trono de Allah.”
Essa magnífica lição, de educar os filhos, está relatada no Alcorão sagrado, onde o sábio Lucman aconselhou seu filho dizendo: “Óh filho, não associe algo a Allah, pois associar algo a Allah é uma grande injustiça”. E Lucman aconselhou seu filho de uma forma sabia e prudente, para que ele se tornasse um homem ideal, em termos de caráter. Isso, se ele aplicasse esses bons conselhos. Lucman disse “Oh filho, se tivesse um ato, do peso de uma molécula, e este estivesse dentro de uma rocha ou nos céus ou na Terra, Allah o fará aparecer, pois Allah é prudente e sapientíssimo.”

Com estas orientações, os descendentes se beneficiarão, pois o pai plantou dentro do filho a certeza de que Allah sabe todos os segredos, para que assimile observasse Allah em todos os seus atos e que pudesse fazer uma autocrítica, cobrando de si mesmo.

Assim, ele se protege contra os maus desejos que desviam os indivíduos do caminho de Allah.
Os pais devem pregar a fé sobre Allah, no coração de seus filhos, e que Ele é o Criador, o Sustentador, e todos os destinos de todas as criaturas estão em Suas mãos. Sendo assim, os filhos crescem com esses ensinamentos, sentindo que Allah – seja Louvado – é o Procurador geral.

Se nós, os pais, fizermos nossas obrigações, ordenadas por Allah, para com os nossos filhos, então fizemos a nossa parte.

Pois, o filho de Omar disse: “Educa seu filho, porque você será interrogado, no dia do juízo final, sobre o que você deu, em termos de educação, ao seu filho e o q você o ensinou. Por outro lado, o filho é responsável pela obediência aos seus pais.”

O Islam nos informa, que educar os filhos é muito melhor para eles, do que acumular riquezas, de acordo com o dito do profeta: “Não há um presente melhor, do pai para o filho, senão uma boa educação. “

A educação das filhas é um meio, de se proteger, contra o fogo do inferno, de acordo com o dito do profeta: “Quem sustenta três filhas, dando a elas uma boa educação, tratando-as muito bem até se casarem, então para ele o paraíso é garantido.”

Como os pais gostam mais dos filhos homens, o profeta destacou que a recompensa maior está em educar e cuidar das filhas.

Hoje vivemos em uma sociedade cujos, hábitos e costumes exigem dos pais, que estejam sempre alertas e informados sobre o comportamento dos seus filhos; sobre seus amigos, seus colegas e conhecidos, para que eles não caiam na podridão do pecado, pois as amizades influenciam muito, no comportamento dos indivíduos e se alastra mais que uma doença biológica.

Pois, o profeta disse o que isso significa: “Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és”.

Para finalizar, os pais não devem facilitar, nos assuntos que exigem firmeza e não adotar a firmeza e a exigência em assuntos que requerem a prudência, o amor e o carinho. E devem fazer de tudo para proteger seus filhos contra qualquer coisa que acarrete prejuízo ou mal a eles, tanto na religião, quanto no quotidiano.

E que Allah abençoe todos vocês Amin!